Um dia destes conversava com um amigo sobre Inteligência Artificial – IA, como ele sabe que sou um grande fã da IA, falou-me de uma metodologia de escrita de prompts (instruções) muito fácil de usar e com a qual ele tem obtido excelente resultados.
Fique logo muito interessado e após falarmos algum tempo fui logo experimentá-la.
Gostei bastante dos resultados que obtive e por isso vou partilhar contigo o framework 4B (baseado em 4 blocos de instruções) para a escrita de prompts.
Podes usar no Claude, no ChatGPT, no GEMINI, no DeepSeek, no Venice, enfim, no chatbot IA que regularmente usas.
Tenho a certeza que esta estrutura vai-te poupar horas de escrita e iterações, tornando o trabalho muito mais produtivo.
Vamos lá então.
Este framework de prompting mostra-nos que a criação eficaz de prompts para IA segue uma estrutura anatómica clara, composta por quatro componentes essenciais:
1. Objetivo (Goal): Define um objetivo específico que estabeleça claramente o que pretendes que a IA realize.
“Quero que atues como consultor especialista [CAMPO/PROFISSÃO] com mais de 10 anos de experiência. Dá-me conselhos práticos e acionáveis para resolver este desafio específico: [DESCREVER O PROBLEMA/DESAFIO]. “
2. Formato de Resposta (Return Format): Especifica exatamente como queres que a informação seja estruturada e apresentada de volta
“#1. Uma breve avaliação inicial (2 a 3 frases);
#2. Enumera 3 a 5 passos de ação específicos com breves explicações;
#3. Identificas possíveis obstáculos a cada passo de ação e como posso o posso ultrapassar;
#4. Um próximo passo concreto que poderei implementar nas próximas 24 horas.
No formato de [relatório, relatórios em forma de lista com marcas, com destaques, em tabela, etc.].”
3. Avisos (Warnings): Inclui diretrizes explícitas sobre possíveis erros, limitações ou requisitos inegociáveis
“Evita conselhos genéricos que possam ser aplicados a qualquer situação. Não utilizes jargão empresarial, a menos que seja necessário. Seja específico em vez de teórico. Não recomendes soluções caras sem fornecer também alternativas mais económicas. Escreve em português de portugal e num tom profissional.”
4. Contexto (Context Dump): Fornece informações de fundo detalhadas para que a IA tenha conhecimento relevante para responder ao teu pedido
“Sou um profissional de [NÍVEL DE EXPERIÊNCIA] em [INDÚSTRIA/ÁREA]. As minhas funcionalidades disponíveis incluem [TEMPO/DINHEIRO/EQUIPA/FERRAMENTAS]. O resultado que espero alcançar é [RESULTADO DESEJADO]. Abordagens anteriores que experimentei incluem [TENTATIVAS ANTERIORES]. Isto é importante porque [IMPORTÂNCIA/IMPACTO].”
Deves preencher os espaços entre parênteses retos “[ ]” com informação relevante para a tua realidade.

Exemplo
1. Objetivo (Goal):
“Quero que atues como um consultor imobiliário especialista, na zona do Parque das Nações com mais de 10 anos de experiência. Dá-me conselhos estratégicos práticos e que eu possa por já em prática para resolver este desafio específico: quero ser reconhecido como o consultor especialista da zona norte do parque das nações, o consultor em que as pessoas possam confiar, que me contactem para ser o consultor da sua confiança e que queiram entregar-me os seus imóveis para venda.”
2. Formato de Resposta (Return Format):
Para isso gostaria que apresentasses os teus conselhos estratégicos em forma de tabela, com um plano de implementação com tempo e duração bem específicos.
Os passos específicos devem estar bem detalhados.
No final dá-me mais 10 pontos fundamentais que devo ter em consideração para ser reconhecido como o consultor especialista na zona.
3. Avisos (Warnings):
Evitas sugestões genéricas. Considera passos essenciais para ter resultados. Considera estratégias com preços acessíveis para sua execução. Escreve em portugês de Portugal e num tom profissional.
4. Contexto (Context Dump):
Sou um consultor imobiliário com 5 anos de experiência, espero alcançar durante este ano e até ao final, o reconhecimento por parte dos clientes proprietários da zona norte do parque das nações, em Lisboa de consultor imobiliário especialista, com resultados de topo, sendo a escolha ideal para a suas necessidades.
A metodologia 4B é fácil de usar, com a sua utilização regular percebes que é simples, e se colocares em prática esta estrutura, mais ou menos adaptada, vais com toda a certeza melhorar os resultados que obténs.
Nas figuras seguintes estão imagens do meu prompt, uilizeio ChatGPT modelo “o1” em modo “Investigar a fundo”.
Como estava a usar o modo “Investigar a fundo” o ChatGPT vai solicitar informação adicional para conseguir executar a tarefa de forma o mais completa possivel.


Fique surpreendido pela positiva com o resultado.
Podes fazer o dwonload do resultado dado pelo ChatGPT aqui.
Estamos juntos, vemo-nos em breve.
“O céu já não é o limite, o limite é aquilo em que acreditas”
Um abraço e bons negócios!



